Chá da Tarde - Edição setembro 2018

A edição de setembro do “Projeto Chá da tarde”, do Clube Náutico de Sete Lagoas, recebeu uma cor especial: o amarelo. Seguindo o exemplo das várias movimentações que ocorreram em todo o país em prol da Campanha Setembro Amarelo, que visa a prevenção do suicídio, o Clube proporcionou aos seus associados um momento de muito conhecimento com a palestra “Setembro Amarelo: Falar é a Melhor Solução”, ministrada pela psicóloga clínica Mirela Leal.

De maneira leve, clara e objetiva, a profissional abordou tópicos importantes sobre o tema, mostrando como a campanha faz da informação sua maior ferramenta na prevenção ao suicídio. “É preciso colocar por terra os mitos que envolvem o suicídio, por exemplo, as definições preconceituosas de loucura, bobagem ou covardia, e reconhecê-lo como um problema de saúde pública que tem em sua causa múltiplos fatores, tais como socioculturais, psicológicos, biológicos e ambientais”.

Ao longo da explanação também foram retratados os meios de prevenção, com destaque para a Valorização da Vida. “Falar é a melhor solução e por que não falar naquilo que melhor combate o fenômeno do suicídio, que é a vida? Evidenciar todas as coisas importantes, resgatar valores como o respeito e a solidariedade, cultivar relacionamentos saudáveis, preencher o futuro com sonhos e projetos são formas de valorização. Do mesmo modo, todas essas ações proporcionam uma maior aproximação entre as pessoas, fazendo com que fiquem mais atentas umas com as outras, facilitando a identificação de possíveis sinais de comportamento ou ideação suicida”.

Ao final, enriquecendo ainda mais a tarde, os associados foram envolvidos com a “Dinâmica do Abraço” que, de forma breve, mas com palavras notáveis, mostrou aos presentes a importância da existência e da presença de cada um deles, não apenas naqueles instantes, mas ao longo de toda a jornada, em todos os momentos.

O Vice-Presidente Social, Sebastião de Souza, idealizador do Projeto, destacou a notável competência e sutileza da Psicóloga Mirela Leal em abordar o Setembro Amarelo, além de contribuir positivamente para o conhecimento e a reflexão dos associados acerca do tema, agradecendo a presença dela, que enriqueceu o Projeto, assim como dos associados presentes, que abrilhantam cada vez mais as edições do Chá da Tarde.

E para não perder o colorido peculiar a Estação da Primavera, já anunciou que, em outubro, o Chá da Tarde estará também colorido enfatizando o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

Realização Diretoria RenovAção através da Diretoria Social e do DESEL – Departamento de Saúde Esportes e Lazer do Clube Náutico de Sete Lagoas.

Abaixo confira os flashes da palestra:

Projeto Chá da Tarde - Setembro Amarelo: Falar é a Melhor Solução